Cobrança

APRIMORE SUA GESTÃO DE COBRANÇA.

Deixe os boletos bancários por conta do Sicoob.

Fechar bons negócios exige muita dedicação e ótimas parcerias. Por isso, direcione seus esforços ao que você faz de melhor e deixe o recebimento nas mãos de quem tem anos de experiência no assunto: o Sicoob. Com a Cobrança Sicoob, que funciona por meio de boleto bancário, sua empresa tem uma preocupação a menos no dia a dia e pode faturar muito mais.

Vantagens para sua empresa:

  • Quatro tipos de cobrança: registrada, sem registro, caucionada e vinculada;
  • Software moderno para administração da carteira pela própria empresa;
  • Antecipação de valores em caso de necessidade de capital de giro*;
  • Emissão de 2ª via de boletos com registro por meio do site www.sicoob.com.br;
  • Emissão de boletos de cobrança com ótimo custo-benefício.

O que é a Nova Plataforma de Boletos de Pagamento – Cobrança Registrada

Anualmente, são pagos no Brasil cerca de 3,7 bilhões de boletos bancários referentes à venda de produtos ou serviços. Dada a sua ampla utilização, uma nova plataforma de cobrança (NPC) está sendo desenvolvida pela FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, em conjunto com a rede bancária. A ideia é melhorar o serviço, modernizando o sistema e atribuindo mais segurança aos beneficiários (emissores dos títulos), aos pagadores e às instituições financeiras (IF).

Essa nova plataforma determina que todo boleto de pagamento deve conter os seguintes dados: CPF ou CNPJ do beneficiário e do pagador, valor e data de vencimento, conforme as Circulares n° 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13. A inserção do CPF é fundamental para proporcionar mais segurança, facilidade nos processos de débito automático e prevenção a fraudes.

Benefícios:

  • Melhoria na capilaridade e possibilidade de recebimentos

Os títulos emitidos serão registrados na Câmara Interbancária de Pagamento (CIP), uma base centralizada. Por meio dela, as instituições financeiras terão acesso a todos os títulos emitidos na rede bancária. Com essa centralização interbancária, os títulos poderão ser pagos em qualquer IF, mesmo após o vencimento.

  • Fim da necessidade da 2ª via do boleto

A troca de informações no sistema financeiro garante que o título seja registrado antes de sua liquidação. Para o pagamento de títulos, a IF deverá consultar a base de dados da CIP. Assim, todas as informações do boleto, como encargos, vencimento e valor nominal, estarão registradas não sendo necessário gerar uma segunda via para pagamento do título vencido.

  • Redução das fraudes de emissão de boletos

Com a validação do título antes de sua liquidação, o risco de liquidações indevidas é atenuado, seja por fraude ou outras inconsistências. Além disso, é mitigada a possibilidade do beneficiário não receber o recurso ou do pagador não concretizar o pagamento ao beneficiário.

  • Redução de inconsistência de pagamento e pagamento em duplicidade

O banco emissor dos títulos deve registrar os dados na CIP. Dessa forma, toda instituição financeira terá acesso aos dados do boleto quando do processo de liquidação, apresentando assim as informações do Beneficiário ao Pagador, que poderá confirmá-lo antes de concluir o pagamento.

  • Mitigação dos erros de cálculos de multas e de encargos por atraso

As multas, juros ou mora serão calculados automaticamente, facilitando o processo de pagamento.

  • Maior segurança e entrega eletrônica por meio do DDA – Débito Direto Autorizado

Os pagadores que possuem adesão ao Débito Direto Autorizado (DDA) terão seus títulos apresentados eletronicamente nos canais de pagamento. Para esses pagadores, não haverá necessidade de emissão e postagem de boletos físicos.

  • Gestão da carteira e completo acompanhamento e gerenciamento dos pagamentos

Com a base de dados centralizada, o beneficiário poderá acompanhar os status dos títulos em tempo real, consultando seus boletos emitidos e liquidados.

Os cooperados que utilizam sistema próprio/ERP emitem, em sua maioria, boletos sem registro. É importante se adequarem e efetuarem os devidos ajustes nos processos internos, migrando para a modalidade REGISTRADA, garantindo assim o recebimento dos títulos.

A FEBRABAN divulgou o cronograma de implantação do projeto NPC na Rede Bancária, que ocorrerá por faixas de valor ao longo de 2017. As datas indicam os prazos do início de validação online na base centralizadora de boletos. Embora o cronograma de implantação do projeto não determine o prazo de migração para a modalidade registrada, as etapas de implantação determinam o prazo em que boletos sem registro deixarão de ser acolhidos na Rede Bancária.

A nova plataforma de cobrança entrará em vigor em um processo gradativo por faixa de valor nominal do título. De acordo com essas faixas, será bloqueada automaticamente a emissão e a liquidação de boletos na modalidade sem registro para todos os beneficiários, em todos os canais de atendimento e na troca de arquivos.

Confira abaixo o cronograma de registro e validação dos títulos na base dados centralizada na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP):

Faixa  Data de início da validação 
Igual ou acima de R$ 240.000,0 10/07/2017
Igual ou acima de R$ 50.000,00 21/07/2017
Igual ou acima de R$ 2.000,00 23/09/2017
Igual ou acima de R$ 800,00 24/02/2018
Igual ou acima de R$ 400,00 21/04/2018
Igual ou acima de R$ 0,01 23/06/2018
Boletos com barra zerada 25/08/2018

Clique aqui e veja mais detalhes na cartilha da FEBRABAN.

Clique aqui e veja o Instrumento particular de prestação de serviço de cobrança e cessão de direito de uso de software.

Clique aqui e veja a Convenção de Cobrança da FEBRABAN.

* Operação sujeita à análise e aprovação de crédito.

Informe-se sobre a disponibilidade deste produto na sua cooperativa de crédito.

Comércio Eletrônico

Suas vendas pela internet mais rápidas e seguras.

Seu cliente compra sem sair de casa e sua empresa recebe sem ir ao banco.

O e-commerce é uma das formas de venda que mais cresce no país. São milhões de operações de vendas a cada ano. Por isso, o Sicoob oferece uma facilidade especial para sua empresa também aproveitar esse mercado e faturar mais: o serviço de Comércio Eletrônico, com a opção de pagamento por boleto. É bom tanto para seus clientes, que compram de onde estiverem, quanto para sua empresa, que administra tudo pela internet.

Vantagens para sua empresa:

  • Valores depositados na conta corrente da sua empresa;
  • Software moderno para administração da carteira;
  • Antecipação de valores em caso de necessidade de capital de giro*;
  • Obtenção de 2ª via de boletos pela internet.

Receba suas vendas da internet no Comércio Eletrônico do Sicoob.

* Operação sujeita à análise e aprovação de crédito.

Informe-se sobre a disponibilidade deste produto na sua cooperativa de crédito.

Custódia de Cheques

Uma maneira eficaz de gerenciar e controlar os cheques pré-datados de sua empresa.

A melhor opção para a empresa que dispõe ao seu cliente o “bom para”.

O Sicoob Serviços Custódia de Cheque é a melhor opção para quem deseja segurança na guarda dos cheques pré-datados recebidos por sua empresa. Os cheques ficam sob a custódia do Sicoob, aguardando a data informada para o depósito. Após a compensação, o valor é creditado diretamente na conta corrente da sua empresa.

Vantagens para sua empresa:

  • Possibilidade de antecipar o recebimento dos créditos por meio da Antecipação de Recebíveis*;
  • Acompanhamento de cheques em custódia por meio do SicoobNet Empresarial, o Office Banking do Sicoob;
  • Segurança (evita roubos e desvios de cheques).

Custódia de cheques. Deposite e gerencie cheques com segurança e comodidade.

* Operação sujeita à análise e aprovação de crédito.

Informe-se sobre a disponibilidade deste produto na sua cooperativa de crédito.

Benefícios

A melhor solução para pagar o vale alimentação e refeição.

Não importa o tamanho da sua empresa. com apenas um funcionário, você já pode utilizar todas as vantagens do cartão Cabal Vale.

Um meio de pagamento moderno e seguro e que facilita o trabalho de gestão de benefícios da sua empresa, além de permitir o cumprimento dos objetivos do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador.

O cartão Cabal Vale é emitido e administrado pela Cabal Brasil, bandeira e processadora de cartões do Sicoob, autorizada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego1 a operar as modalidades de alimentação- convênio e refeição-convênio.

Está disponível em duas modalidades:

  • Cabal Vale Alimentação.
  • Cabal Vale Refeição.

Benefícios para a sua empresa

  • Redução de rotinas e custos operacionais, pois a distribuição dos benefícios é feita por meio eletrônico.
  • Os pedidos de cartões, cargas de benefícios, reposições e consultas são feitos pela internet.
  • Garantia de que os benefícios serão utilizados de maneira correta.
  • Possibilidade de isenção de encargos sociais e incentivos fiscais sobre o valor do benefício concedido2.
  • Flexibilidade: a tarifa pode ser negociada com cada cooperativa e varia de acordo com a quantidade de cartões e o valor das cargas. Não são cobradas taxas de adesão ou emissão.

Benefícios para os seus funcionários

  • Segurança, pois a utilização do cartão Cabal Vale é feita exclusivamente de forma eletrônica, com o uso de senha pessoal.
  • Ampla rede de estabelecimentos credenciados.
  • Consultas de saldo, extrato, rede credenciada e dicas para uma vida mais saudável por meio do portal www.cabalvale.com.br .
  • Possibilidade de indicar estabelecimentos para credenciamento

Faça a adesão da sua empresa ao Cartão Cabal Vale. Menos custos para a sua empresa. Mais satisfação para os seus funcionários.

1 Registro no PAT: 080018650.2 Para obter as isenções e incentivos, a empresa precisa se cadastrar no Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT, estruturado pelo Governo Federal para atendimento aos trabalhadores. No site Cabal Vale, você encontra informações detalhadas sobre o PAT. Informe-se sobre a disponibilidade deste produto na sua cooperativa de crédito.

Cabal Vale Refeição

O Cartão Cabal Vale Refeição é um eficiente meio de pagamento que permite às empresas, fornecer benefícios aos seus funcionários na modalidade “Refeição”.

O funcionário, com muito mais praticidade e segurança, poderá utilizá-lo em toda a rede credenciada no Brasil, exclusivamente, para o pagamento de refeições em restaurantes, lanchonetes e similares.

Os cartões são sempre nominais e só funcionam com o uso de senha, digitada pelo funcionário no momento do pagamento da refeição.

A empresa, sempre por meio da internet, pode realizar os seus pedidos de cartões, de cargas de benefícios, reposições, enfim, tem à sua disposição um completo sistema que assegura a perfeita gestão do produto.

Os valores dos benefícios são creditados individualmente na data indicada pela empresa, somando-se aos saldos remanescentes porventura existentes.

Quando o funcionário efetua o pagamento de uma refeição utilizando o seu cartão, o saldo remanescente é impresso no comprovante de venda emitido pelo estabelecimento ou apresentado no visor do equipamento, permitindo total controle do saldo. Além disso, pela internet pode-se obter o extrato de movimentação e também o saldo atual.

Para saber mais sobre o produto, clique aqui.

Informe-se sobre a disponibilidade deste produto na sua cooperativa de crédito.

Cabal Vale Alimentação

O Cartão Cabal Vale Alimentação foi criado para atender as empresas que concedem benefícios aos seus funcionários na modalidade “Alimentação”.

Em atendimento às regras do PAT, o Cartão Cabal Vale Alimentação é válido apenas para a aquisição de gêneros alimentícios. A rede credenciada é formada por hipermercados, supermercados, mercearias, açougues e padarias, espalhados por todo o Brasil.

Os cartões são sempre nominais e só funcionam com o uso de senha, digitada pelo funcionário no momento do pagamento.

 

Os pedidos de cartões, de cargas de benefícios e reposições são sempre feitos pela internet. Os valores dos benefícios são creditados individualmente na data indicada pela empresa, somando-se aos saldos remanescentes porventura existentes.

Quando o funcionário utiliza o cartão, o saldo remanescente é impresso no comprovante de venda emitido pelo estabelecimento ou apresentado no visor do equipamento, permitindo total controle do saldo. Além disso, pela internet pode-se obter o extrato de movimentação e também o saldo atual.

Para saber mais sobre o produto, clique aqui.

Informe-se sobre a disponibilidade deste produto na sua cooperativa de crédito.

DDA - Débito Direto Autorizado

Mais rápido, seguro, eficaz e ecologicamente correto.

Sua empresa ganha com a eficiência dos pagamentos eletrônicos e o meio ambiente, com a economia de papel.

Foi-se o tempo em que sua empresa precisava de boletos impressos para pagar contas. Agora, você acessa e paga eletronicamente, com mais agilidade, segurança e sem filas. Cadastre sua empresa no DDA e administre com mais facilidade os pagamentos* pela internet, celular ou Caixas Eletrônicos do Sicoob.

Confira as vantagens do DDA (Débito Direto Autorizado):

  • Você escolhe quando e como vai pagar;
  • Evita atrasos nos pagamentos porque não haverá extravio de boletos;
  • É muito mais seguro: você não precisa transportar dinheiro e os pagamentos só serão feitos com a sua autorização;
  • Você não precisa utilizar o código de barras.

A administração das contas da sua empresa ficou mais fácil.

* IPTU, IPVA, contas de água, luz, telefone e gás não estão inclusos no DDA.

Informe-se sobre a disponibilidade deste produto na sua cooperativa de crédito.

Pagamento de Contas

Torne o dia a dia da sua empresa mais produtivo.

Economize seu tempo pagando tributos e convênios no Sicoob.

FO Sicoob sabe que o tempo é algo muito valioso para ser desperdiçado com filas e burocracia. Por isso, oferece às empresas, associadas e não associadas, a opção de pagar tributos e convênios* com mais agilidade e segurança nas cooperativas do Sicoob ou nos canais eletrônicos. E o melhor: você que é associado nem precisa sair da empresa, pode pagar tudo pelo SicoobNet Empresarial, o Office Banking do Sicoob. São muitas facilidades para você otimizar seu tempo e aumentar sua produtividade.

Veja os benefícios do Pagamento de Contas:

  • Maior segurança, pois evita o transporte de dinheiro em espécie;
  • Sem burocracia: elimina o preenchimento de documentos e cheques;
  • Vários canais de atendimento: Cooperativas, Caixas Eletrônicos e SicoobNet Empresarial;
  • Pagamento de tributos federais como FGTS e INSS, estaduais e municipais, concessionárias e outros.

Pague tudo no Sicoob. É mais prático e rápido.

* Consulte em uma cooperativa os tributos e convênios que podem ser pagos no Sicoob.

Informe-se sobre a disponibilidade deste produto na sua cooperativa de crédito.

Transferência entre Contas

Eletronicamente ou pessoalmente, uma maneira mais fácil e segura de transferir valores.

Facilidade e segurança para sua empresa realizar transferências.

Todo mundo sabe como a transferência entre contas facilita o dia a dia nas empresas. É por isso que, ao abrir uma conta corrente para a sua empresa no Sicoob, esse serviço já vem incluído no pacote de produtos e serviços exclusivos. Você pode realizar as transferências pelo SicoobNet Empresarial (o Office Banking do Sicoob), nos Caixas Eletrônicos ou nos caixas das cooperativas, com toda comodidade e segurança.

Conheça as modalidades:

  • TED: não existe limite de valores para essa transação, sendo que o crédito é feito online*;
  • DOC: para valores até R$ 4.999,99, sendo a transferência feita no mesmo dia**;
  • Entre Contas Sicoob: transações realizadas online.

Transferência entre contas. Mais segurança, praticidade e agilidade para sua empresa.

* TED: para transferências solicitadas até as 16h30, no caixa da cooperativa ou pelo Office Banking.

** DOC: para transferências solicitadas até as 18h, no caixa da cooperativa ou até as 20h pelo Office Banking.

Informe-se sobre a disponibilidade deste produto na sua cooperativa de crédito.

2ª Via de Boleto

Para realizar pagamentos com mais segurança, é preciso tomar certos cuidados e identificar alguns itens que podem denunciar um boleto fraudado. Clique aqui e saiba mais.

Pronto! Agora que você conhece o procedimento correto e seguro clique aqui para emitir a 2ª via do seu boleto.

Validador CNAB

Com o Validador de Arquivos CNAB, você realiza a consulta dos arquivos já importados e dos relatórios contendo as ocorrências listadas pelo sistema. Além disso, também é possível validar a estrutura de formação do arquivo (layout, posição dos campos) e as regras básicas de negócio (beneficiário, cooperativa, dentre outras). Ao final da validação, o sistema irá gerar um relatório contendo o resultado da validação. Esta funcionalidade também está disponível no Sisbr 2.0.

Clique aqui e acesse a funcionalidade Validador CNAB.

R. João Pessoa, 539 – Centro, Leme – SP, 13610-110
19 3573 3535 Email: contato@sicoobcrediacil.com.br

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